Quem sou eu

Minha foto
Rodeio Bonito, RS, Brazil
Este é o Blog da JCI Rodeio Bonito, entidade que tem como visão "ser reconhecida como organização formadora de jovens cidadãos ativos no cenário local e regional". Aqui estarão disponíveis todas as informações referentes as atividades desenvolvidas pela JCI Rodeio Bonito no decorrer do ano.

quinta-feira, 11 de março de 2010

APRESENTANDO A JCI

A JCI – Junior Chamber International, é uma Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores, com aproximadamente 250 mil membros, com idades entre 18 e 40 anos, presente em mais de 100 países e territórios em todo o mundo.
Em Rodeio Bonito a JCI, conhecida também como Câmara Júnior, foi criada em 20 de outubro de 1973 e oficialmente instalada em 16 de março de 1974. Hoje a JCI Rodeio Bonito conta com quase duas centena de membros e ex-membros. Os ex-membros são classificados como seniores, ao atingirem 40 anos de idade, estes possuem uma organização paralela, denominada de Clube do Senado de Rodeio Bonito, cuja principal atividade é apoiar os membros ativos.
A JCI promove ações em âmbito local, nacional e internacional.

ÂMBITO LOCAL: Durante todo o ano os membros se encontram em reuniões periódicas de planejamento, realizadas no 1° Sábado e 3° Quinta feira do mês. Estas reuniões são para planejar e executar as ações anuais, como: Jantar Festivo de Posse e Recepção do Presidente Nacional, neste ano Carlos Eduardo Paruker e Silva da Cidade de Curitiba-PR; Recepção do Vice Presidente setorial Senhor Jeferson Alexandre Vieira de Rio do Sul; Projeto “Doação de Sangue”, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Rodeio Bonito, em que a entidade realiza a divulgação e organização de grupos para doação de sangue em Passo Fundo; Projeto “Dia da Criança”, a entidade patrocina o refrigerante do dia festivo para todas as crianças do Município, bem como fornece recursos humanos para realização do evento; Projeto “Dia do Juniorismo”, é uma confraternização entre os membros da Organização Local, em que são realizadas diversas atividades esportivas; Projeto “Natal Solidário”, realizado em parceria com o Clube de Mães e o Emaús, visa a distribuição de sorvete, refrigerante e um brinquedo para cada criança do Município; Curso “Normas Parlamentares e Protocolares”, para capacitação dos membros; Curso “A Arte de Falar em Público” oferece ferramentas para lidar com o medo e a angústia, desenvolvendo o potencial humano de habilidades envolvidas na comunicação, curso realizado em primeira etapa nos dias 22 a 26 de fevereiro de 2010; Curso de ADM, em que os membros são capacitados para administrar entidades, planejar projetos, conduzir reuniões e desenvolver o espírito de liderança; Concurso Oratória na Escolas, será iniciado este ano, tem por objetivo preparar os jovens para falar em público e despertar para cidadania, o mais destacado terá a oportunidade de se apresentar no Encontro Setorial de 2010 da JCI (em Itapiranga – SC), e, em caso de destacar-se novamente, terá a oportunidade de representar o Município a Nível de País, na Convenção Nacional da JCI (em São Paulo), a realizar-se em outubro deste ano; Palestras realizadas em parceria com outras entidades, no intuito de integrar a sociedade e despertar o empreendedorismo na comunidade; Festival do Chope, grande festa regional, este ano será realizado no dia 10 de abril, com a presença da Banda São Francisco, é o principal projeto de arrecadação de fundos da JCI Rodeio Bonito, a renda é destinada à concretização das atividades desenvolvidas durante o ano; “Empadão e Cuca” (nome ainda provisório do projeto) será uma novidade a ser realizada este ano, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, integrará essas duas entidades ao “Sabadão de Negócios” promovido pela ACIRB – Associação Comercial e Industrial de Rodeio Bonito, com o objetivo, também, de angariar recursos para manutenção das atividades.

ÂMBITO NACIONAL: Reunião de Presidentes Nacionais (Carazinho), oportunidade de treinamento e aprendizado para os Juniores que compõem a Direção da JCI ou almejam cargos, nas áreas específicas em que atuam ou irão atuar (Presidência, Tesouraria, Secretaria, etc), em ainda oportunidades de aumentar o circulo de amizades e despertar o espírito de liderança; Encontro Regional (Itapiranga), é mais uma oportunidade de confraternização, treinamento e troca de experiências para os membros juniores; 56ª Convenção Nacional (São Paulo).


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: A JCI é uma Organização Não-Governamental (ONG) internacional, com participação ativa no sistema das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, a JCI mantém relações com o Escritório do Secretário Geral da ONU, e, tem status consultivo no Conselho Econômico e Social (ECOSOC).
Além disso, a JCI tem acordos de cooperação com a Câmara de Comércio Internacional (ICC), Associação Internacional de Estudantes de Economia e Administração (AIESEC), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Conferência das Organizações Não-Governamentais (CONGO), Comitê das ONGs no UNICEF, Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (DPI) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A JCI também é registrada pelo Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) como sociedade civil autorizada a participar das atividades da OEA.

ALGUNS MEMBROS FAMOSOS DA JCI SÃO: Kofi Annan (Ex-Secretário Geral da ONU), Príncipe Albert de Mônaco, Jacques Chirac (Ex-Presidente da França), Shui-Bian Chen (Presidente de Taiwan), Bill Clinton (Ex-Presidente dos EUA), Taro Aso (Ministro das Relações Exteriores do Japão), Giulite Coutinho (Ex-Presidente da CBF - Confederação Brasileira de Futebol), Larry Bird (Ex-Jogador da NBA).

QUEM PODE PARTICIPAR DA JCI? Todas as pessoas de 18 a 40 anos, que adotem como tema de vida os valores constantes na carta de princípios da JCI, que assim dispõe:

"Nós acreditamos:
Que a fé em Deus dá sentido e finalidade à vida;
Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações;
Que a justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres, através da livre iniciativa;
Que os governos devem ser de leis mais que de homens;
Que o grande tesouro da terra está na personalidade humana;
E que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida.”

VALORES: Fé e Imaterialismo; Fraternidade; Justiça; Livre Iniciativa; Respeito às Leis; Ser Humano e Serviço Humanitário.


MISSÃO: Oferecer oportunidade de desenvolvimento que permitam aos jovens criar mudanças positivas.

VISÃO MUNDIAL: Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos.

VISÃO DA JCI BRASIL: Ser reconhecida como Organização de jovens líderes e empreendedores com as melhores práticas para o desenvolvimento pessoal.

VISÃO DA JCI RODEIO BONITO: Ser reconhecida como organização formadora de jovens cidadãos ativos no cenário local e regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário